top of page

Release

MAKO - nome artístico de Masako Tanaka - é cantora e percussionista natural de Kobe, no Japão, e radicada no Rio de Janeiro desde 2001. Em seu país de origem cantava Bossa Nova, Jazz e Fado, mas acabou se apaixonando mesmo pelo Samba - ritmo que conheceu através de Clara Nunes - e a partir de então criou o grupo “Teleco-Teco”, com quem se apresentou  cantando sambas em Kobe, Osaka e Kyoto até sua vinda para o Brasil. Desde então vem levantando um repertório com obras de alguns dos mais consagrados compositores brasileiros, como Cartola, Wilson Batista, Ataulfo Alves, Noel Rosa, Chico Buarque e Zé Keti, entre outros, em um trabalho de pesquisa apurado. Depois de alguns anos no Brasil, decidiu por cantar músicas brasileiras com jeito carioca. O resultado surpreende o público pelo fato de uma japonesa dedicar-se a cantar sambas imortalizados nos antigos redutos da malandragem carioca com originalidade. MAKO se apresenta como cantora e percussionista nas principais capitais do Brasil e em vários países, sempre difundindo a música brasileira.

 

Em seu primeiro disco solo “Algumas Cores”, lançado em 2010, MAKO canta o melhor da música popular brasileira acompanhada por grandes músicos da cena carioca, como Roberto Menescal, Robertinho Silva e Claudia Castelo Branco. O CD ainda tem participação do grupo “Sushi na Brasa”, grupo de clássicos do samba carioca do qual MAKO faz parte. No repertório do CD, alguns dos mais famosos compositores brasileiros consagrados e também atuais como Pedro Luís e Edu Krieger. Seu segundo disco “Oásis”, lançado em 2016, tem sua música título produzida por Makoto Ozone, pianista, compositor e arranjador conhecido mundialmente e natural de Kobe, também amigo pessoal e parceiro na canção “Oásis”.

 

Como percussionista, MAKO integra o grupo “PianOrquestraDez mãos e um piano preparado”, grupo dirigido por Claudio Dauelsberg com apresentações em Vancouver e Calgary, Canadá, e Santiago, Chile em 2009; em 2010, Oslo, Noruega; em Amsterdam, Holanda, em 2011;  turnê na Suécia em 2014; La Roque D'Anthéron na França em 2015, e  em 2018 faz turnê pela Europa em outubro e novembro. Integra também o grupo “Mulheres de Chico”, grupo composto por mulheres percussionistas cariocas que realiza shows pelo Brasil e América do Sul.

 

A trajetória musical de MAKO foi registrada em documentários para Cinema no Brasil e TV no Brasil e no Japão.

bottom of page